Como conservar o sorvete no freezer sem congelar?

Quem trabalha no ramo da sorveteria, entende que é muito importante saber como conservar sorvete no freezer sem congelar. Afinal, armazená-lo corretamente interfere na qualidade da mercadoria. 

No entanto, é comum ter problemas nesse processo e não entender onde está o erro. Por isso, separamos dicas de como conservar sorvete no freezer que irão garantir a excelência do produto. 

Venha conferir!

7 dicas para conservar o sorvete no freezer

Ao armazenar o sorvete, é preciso lembrar que este produto não funciona como outras mercadorias que vão para o freezer. Afinal, o objetivo dele não é congelar, mas manter uma consistência firme e cremosa.

Assim, é preciso estar atento a fatores como a temperatura, a condição da embalagem, o posicionamento no freezer e etc. 

Saiba mais sobre como conservar sorvete no freezer logo abaixo: 

Cuidado com a temperatura

Em primeiro lugar, o sorvete deve ser armazenado entre – 18°C e – 20°C. Pois, abaixo dessa temperatura ele irá amolecer e acima irá congelar.

Freezer com sorvetes.
Congelar sorvetes do jeito certo é fundamental para o sucesso da sua sorveteria.

Dessa forma, com essa temperatura, os sorvetes podem ser guardados tanto em freezers profissionais, quanto domésticos, sem ter sua qualidade comprometida.

Mantenha o pote bem fechado

Outra forma de conservar o sorvete é manter o pote dele bem fechado para que não haja entrada de ar. Afinal, isso pode interferir na aparência e na textura do produto.

Logo, nada de sorvete sem tampa no congelador. Ou ainda, tampas quebradas ou mal encaixadas. 

Além disso, caso haja necessidade de trocar de pote, é preciso escolher recipientes específicos para armazenar esse produto, feitos com materiais que suportam o frio do refrigerador. 

Coloque o pote em um plástico

Ainda que o sorvete esteja armazenado em um pote bem vedado, colocar essa embalagem em um plástico faz muita diferença. Pois assim, ele ficará protegido contra a umidade.

Ambos devem estar bem fechados para proteger o sorvete. Assim, ele ficará conservado, com ótima consistência e um sabor delicioso.

Não faça buracos no sorvete

Agora, uma dica de como conservar sorvete no freezer que pouca gente conhece: não fazer buracos na massa. 

Isso mesmo! Com a formação de buracos, a textura da massa tende a ficar com cristais de gelo.

Logo, o sorvete deve ser pego em camadas, de maneira uniforme. Caso haja buracos, é possível cobri-los espalhando a massa. 

Tire o excesso de gelo do freezer

Contudo, não basta apenas seguir essas dicas e deixar o sorvete congelando sem se atentar a situação do freezer. 

Desse modo, é preciso deixar o congelador limpo. Isso porque o excesso de gelo compromete a refrigeração do espaço e, consequentemente, a qualidade do produto.

Além disso, um freezer higienizado gasta menos energia, o que ocasiona em menos gastos para o futuro.  

Evite descongelar e congelar de novo

Chegamos à dica de como conservar sorvete no freezer mais importante para manter a qualidade do produto. 

Afinal, um sorvete descongelado nunca voltará à sua textura original. Dessa forma, é preciso evitar que a massa derreta. Logo, é preciso que ele seja armazenado corretamente até a hora que for servido. 

No entanto, se for necessário retirá-lo do freezer, ele não pode ficar mais do que 30 minutos longe do refrigerador. Mesmo em dias frios.

Mantenha o sorvete no fundo do freezer

Vamos finalizar essas orientações de como conservar sorvete no freezer com uma dica de ouro e que muitas pessoas não colocam em prática.

Colocar o sorvete no fundo do congelador é eficaz pois permite que o produto não sofra com a temperatura externa

Pois é muito comum abrir e fechar a porta do freezer diversas vezes. Com essa ação, o calor de fora interfere no frio de dentro, o que deve ser evitado.

Assim, posicionando o pote mais para trás, ele fica protegido e isso garante a conservação da textura e qualidade do produto.

Como servir sorvete congelado?

Porém, caso o sorvete congele, não é preciso desespero! Há algumas formas de salvá-lo. Aqui vamos apresentar a mais fácil.

Para começar, é necessário uma faca quente. A maneira mais fácil de esquentar a lâmina é com água quente.

Depois, é preciso cortar o sorvete com em formato de cubo. Com o choque térmico da faca, a massa se desprenderá facilmente. 

Em seguida, basta pegar uma colher e servir o sorvete. Pronto! Agora dá para utilizá-lo em diversas receitas, como o affogato.

Com essas dicas de como conservar sorvete no freezer sem congelar você nunca mais terá problemas nesse quesito. Agora, aproveite para entrar no blog da Snowfruit. Aqui você ficará por dentro das principais notícias, dicas, receitas e curiosidades sobre sorvetes, picolés e açaí. Até mais!

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *