Tudo o que você precisa saber sobre sorvete quente

Quem disse que não dá para tomar sorvete o ano inteiro? Com o sorvete quente, o frio não é mais desculpa para deixar de aproveitar uma das sobremesas mais queridas do brasileiro.

Mas calma! Ao contrário do que parece, ninguém aqui quer colocar o sorvete no forno! Isto porque, nesta sobremesa, o sorvete continua gelado como todo mundo já conhece e ama. 

O que muda, na verdade, são os acompanhamentos — que passam a contar com pratos quentes que equilibram a sensação do gelado.

Por mais contraditória que pareça, essas sobremesas são deliciosas e têm conquistado o coração das pessoas. A prova disso é que o número de receitas vem crescendo, cada dia mais, nos últimos anos.

Por isso, se você não quer ficar para trás dos seus concorrentes, continue a leitura! No blog de hoje, vamos explicar o que é sorvete quente e como usá-lo no seu negócio.

O sorvete quente é uma tendência

Quem trabalha com sorveteria sabe o quanto vender sorvete no inverno pode parecer uma missão impossível. Mas, a verdade é que um pouco de criatividade pode resolver este problema.

Foi assim que surgiu o sorvete quente. E, principalmente, é por isso que ele vêm se tornando uma tendência que veio para ficar neste mercado.

Isto porque as vendas das sorveterias chegam a cair 70% durante o período mais frio do ano. Dessa forma, não resta escolha a não ser inovar o cardápio para esta estação.

Além disso, é comum vermos o sorvete apenas como uma sobremesa. Mas, ele é um alimento acima de tudo. Por isso, é natural que surjam novas receitas com o tempo.

Quando estas novas combinações ajudam a mostrar que o sorvete não combina só com o calor, melhor ainda! Então, não é à toa que o sorvete quente tem conquistado o seu lugar.

Como se usa o sorvete quente

É hora de bombar a sua sorveteria mesmo nos dias mais frios do ano. E para isso, vamos entender, de uma vez por todas, como se usa o sorvete quente.

Mas, a verdade é que o segredo desta sobremesa não poderia ser mais simples: basta combinar a sensação gelada do sorvete com algum alimento de preparo quente.

E se engana quem pensa que apenas as caldas quentes são uma opção. É possível combinar o sorvete com bolos, waffles, brownies, churros e até mesmo canjicas!

Na imagem, recipientes com bolas de sorvete cobertas por calda quente de chocolate.
A calda quente de chocolate é o acompanhamento mais comum para sorvete nos dias frios. Foto/Reprodução: Nestlé.

Além, claro, de turbinar a receita com complementos variados. Vale apostar desde os tradicionais, como chocolate, frutas, cremes e suspiros ou até mesmo arriscar uma farofa doce.

Sendo assim, chega de se esconder por trás do mito de que tomar sorvete no frio faz mal. É hora de inovar o seu cardápio e nós vamos te ajudar nessa!

Receita imperdível de sorvete quente

É preciso conhecer o tradicional para poder inovar. Por isso, neste blog, vamos te apresentar a principal receita de sorvete quente: o Affogato.

Parece difícil, mas é muito mais fácil — e gostoso, do que parece. Afinal, o Affogato é simplesmente a união de duas paixões brasileiras: o café e o sorvete.

Assim, para preparar esta sobremesa, basta separar 2 bolas de sorvete sabor creme e 100 ml de café expresso. Depois, coloque o sorvete em uma taça e despeje o café por cima.

Esta é a receita original. Mas, a partir deste exemplo, é possível complementar com outros ingredientes e montar sua própria versão deste tipo de sorvete quente.

Para isso, abuse da criatividade! Pode apostar em caldas, leite condensado, chantilly, raspas de chocolate, avelãs e o que mais a imaginação permitir. 

Não existem regras quando o assunto é inovar o cardápio!

Sorvete quente: Na imagem, café sendo despejado em uma caneca com sorvete.
O Affogato é uma combinação italiana de café e sorvete.

Bônus: O que vender em uma sorveteria em época de frio?

O segredo para manter as vendas o ano todo é se reinventar. E, entender o que o seu público mais gosta de consumir em cada estação, torna isto muito mais fácil.

Assim, um exemplo é durante as festas de quadrilha, em que as pessoas adoram comer os alimentos típicos. Ter um cardápio de sorvetes juninos nesta época é garantia de sucesso.

O mesmo acontece no inverno. Durante os dias mais frios, as pessoas tendem a preferir alimentos mais consistentes e de temperaturas quentes. E nós já vimos, com o sorvete quente, que isso é totalmente possível.

Dessa forma, aposte nos acompanhamentos de sorvete para turbinar o seu cardápio de inverno. Algumas boas opções para isso são:

  • Bolo com recheio de sorvete;
  • Petit-gâteau;
  • Chocolate quente com sorvete;
  • Crepes recheados;
  • Waffles;
  • Rocambole de chocolate com sorvete;
  • Fondue;
  • Sorvetes com sabor de bebidas alcoólicas quentes.

A verdade é que as possibilidades são infinitas. Mas, é importante sempre manter a relação dos novos alimentos com o universo do sorvete. Assim, você pode inovar sem descaracterizar o seu negócio.

Gostou de saber mais sobre o sorvete quente? Então, clique aqui e acesse o blog da Snowfruit para conferir outras dicas que podem te ajudar a aumentar os resultados da sua sorveteria.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *