10 curiosidades sobre sorvete que você nunca ouviu antes

Que o sorvete é uma sobremesa querida e deliciosa, todo mundo sabe. Afinal, é bem difícil encontrar alguém que não goste dessa sobremesa, principalmente em dias de calor. Porém, apesar de ser um produto muito popular, há várias curiosidades sobre sorvete que poucas pessoas parecem conhecer!

Pensando nisso, separamos 10 curiosidades sobre sorvete que irão te surpreender. Então, venha conosco e embarque nessa viagem que vai te deixar com água na boca. Confira!

Afinal, como surgiu o sorvete?

Pelo fato do sorvete ser uma sobremesa gelada, é comum imaginar que ela surgiu após a invenção da geladeira. Contudo, isso não é verdade!

Na realidade, a ideia de que o sorvete é uma maravilha moderna não é verdade. Isso porque sua criação se deu há mais de 4 mil anos. E foi na China que tudo aconteceu.

Balões chinenses vermelhos.
Negócio da China: o sorvete é uma sobremesa mais antiga do que parece.

Nessa época, a sobremesa era congelada na neve e sua receita levava leite e arroz. Tal invenção se tornou um sucesso entre a nobreza. Mas não entre a população mais pobre, que não possuía condições financeiras para comprá-lo.

Contudo, o sorvete não era apenas consumido no inverno. Pois os chineses conseguiram conservar a neve para utilizá-la no verão. 

Entretanto, com o passar do tempo, a produção e os ingredientes do sorvete mudaram. No século XVII, com a criação da primeira sorveteria – o Café Procope – essa delícia se popularizou no mundo inteiro.

Qual foi a primeira sorveteria do Brasil? 

O sorvete chegou no século XIX no Brasil. Em 1834, blocos de gelo chegaram à cidade do Rio de Janeiro com o objetivo de produzir essa delícia. 

Assim, a primeira sorveteria brasileira foi inaugurada. Nesse contexto, não havia como conservar o sorvete após ele estar pronto. Logo, era necessário consumi-lo imediatamente.

Contudo, apenas décadas mais tarde o sorvete começou a ser produzido em escala l no Brasil. Desse modo, em 1941 uma empresa do ramo abriu sua primeira filial em solo brasileiro. 

Sorvete com hora marcada 

Como não tinha jeito de conservar a sobremesa, as sorveterias anunciavam a hora certa de consumir a sobremesa.

Assim, surgiu o primeiro anúncio de sorvete que se tem registro no Brasil. Em 4 de janeiro de 1978, o jornal A Província de São Paulo trazia a seguinte notícia:

 “Sorvetes – todos os dias às 15 horas, na Rua direita, nº 14”.

Dessa forma, os clientes se preparavam para chegar na sorveteria quando o sorvete estivesse pronto. Assim, se atrasassem encontrariam a sobremesa derretida.

A Nova Zelândia é o país que mais consome sorvete no mundo 

Dando continuidade as curiosidades sobre sorvete, você sabia que a Nova Zelândia é o país que mais consome o produto no mundo?

Isso mesmo! Cada cidadão neozelandês toma em média 28,8 litros de sorvete por ano. Em termos de comparação, o brasileiro consome apenas 5,4 litros.

Contudo, o Brasil ainda ocupa a 10º posição no ranking de maiores consumidores de sorvete. E o mercado prevê crescimento desse ramo. Desse modo, montar uma sorveteria é um excelente investimento no país.

É mentira que tomar sorvete no inverno causa gripe

Agora, vamos a uma das curiosidades sobre sorvete mais surpreendentes. Você sabia que tomar sorvete em dias frios não causa gripe?

Apesar disso fazer parte do senso comum, ele não passa de uma mentira. A gripe vem de um vírus que não está presente em nenhum tipo de alimento.

Três pessoas segurando três casquinhas de sorvete.
Tomar sorvete no frio não causa gripe.

Logo, essa sobremesa não pode ser responsabilizada pela doença. Então, está liberado tomar sorvete mesmo com as temperaturas baixas.

O sorvete mais caro do mundo 

Em Dubai, no café Scoopi, é possível encontrar um sorvete que vale aproximadamente R$4.200,00. Mas, por que esse valor?

Então, o sorvete Black Diamond (Diamante Negro em tradução livre) é feito de baunilha, ingrediente que vem direto de Madagascar. Além disso, possui açafrão iraquiano e trufas negras da Itália.

Contudo, o que justifica seu preço é a presença de ouro 23 quilates comestível. Assim como a porcelana chinesa da Versace, que o cliente pode levar para casa.

Sorvete no Guiness Book 

Outra das curiosidades sobre sorvete é que esta é uma dos alimentos que estão presentes no livro dos recordes. Segundo o Guinness Book, o maior sorvete de casquinha do mundo foi feito em 2020, quando o italiano Dimitri Panciera conseguiu equilibrar 125 bolas de sorvete em uma só mão.

Panciera já havia conseguido o recorde anteriormente, em 2013. Neste ano ele conseguiu montar um sorvete com 85 bolas. Contudo, o americano Ashrita Furman conseguiu equilibrar 123 bolas e ultrapassou sua marca.

Copa do mundo de sorvete 

Apesar de ser desconhecida por muitos, a Copa do Mundo de Sorvete reúne participantes de vários lugares do planeta. A competição é realizada a cada dois anos e já conta com 9 edições.

Durante o campeonato, os competidores devem realizar diversas provas que envolvem o preparo, o gosto, a decoração e outros aspectos do sorvete.

Assim, a última edição da Copa aconteceu em 2020 e teve a Itália como campeã. Aliás, o país italiano é a sede da competição, que acontece na cidade de Rimini.

Sorvete que não derrete

Mais uma das curiosidades sobre sorvete que poucas pessoas conhecem: o sorvete que não derrete.

Isso mesmo! Existe um picolé que aguenta uma hora em altas temperaturas sem derreter.

Contudo, essa maravilha inusitada ainda está indisponível no mercado. Porém, o Bompas & Parr, o estúdio responsável pela criação do produto, promete investir melhor na sobremesa durante os próximos anos.

Dia nacional do sorvete 

Chegando ao último item desta lista, vamos falar sobre o dia nacional dessa sobremesa, comemorada no dia 23 de setembro.

Porém, essa data não foi escolhida aleatoriamente. O Dia Nacional do Sorvete se dá um dia após o fim do inverno e começo da primavera. Época em que o consumo de sorvete tende a aumentar.

Após ficar por dentro de tantas curiosidades sobre sorvete, que tal ter acesso a mais informações sobre essa maravilha gelada? Acesse o blog do Snowfruit e confira notícias, dicas, curiosidades e receitas sobre sorvetes, picolés e açaí.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *