Guia rápido de como montar uma sorveteria de sucesso

Você já pensou em montar um negócio com baixo custo de manutenção e alta margem de lucro? Se sim, o segredo para o seu sucesso pode ser aprender como montar uma sorveteria.

Isto porque o sorvete é uma das sobremesas preferidas dos brasileiros. Principalmente se considerarmos o clima tropical do nosso país. Por isso, este é um mercado que sempre está aquecido com novos consumidores.

Então se você está pensando em como montar uma sorveteria e não sabe por onde começar, continue a leitura! No blog de hoje, vamos apresentar um guia rápido com tudo o que você precisa saber sobre este empreendimento.

O que vender em uma sorveteria?

Por um momento essa pergunta pode até parecer um pouco óbvia. Mas, acredite: ela não é tanto assim. Afinal, você vai precisar oferecer mais do que apenas sorvete se quiser se destacar entre os concorrentes.

Por isso, se você pensa em como montar uma sorveteria é muito importante planejar quais os produtos que irá vender em seu negócio — além do sorvete, é claro.

Para isso, uma alternativa é considerar o clima do local onde você pretende iniciar seu estabelecimento. Se você vai montar uma sorveteria em uma região que faz um clima ameno ou mais chuvoso, por exemplo, o ideal é que você ofereça também produtos quentes, como cafés, chás ou bolos. 

💡 Veja também: aprenda a vender sorvete no inverno e lucre na estação mais fria do ano.

Agora, se você mora em um local que faz calor, é provável que você tenha muito mais concorrência. Dessa forma, é fundamental investir em opções variadas de sabores e linhas de sorvetes e picolés. Além de apostar também na venda de milkshakes.

Guia rápido de como montar uma sorveteria de sucesso: 10 dicas importantes

Como percebemos, aprender como montar uma sorveteria requer investimento, planejamento e estratégia. Mas, se você já tem sua ideia de negócio e sabe quais produtos deve vender, os primeiros passos foram dados.

Agora, é tirar os planos dos papel! Para te ajudar, preparamos 10 dicas importantes de como  montar uma sorveteria de sucesso:

Analise a concorrência

Antes de montar uma sorveteria, é importante que você faça uma análise detalhada de como é a concorrência no local onde você pretende se estabelecer.

Sendo assim, considere visitar os seus concorrentes para saber quais produtos eles estão vendendo e o que os clientes estão falando sobre esse estabelecimento. 

Leve tudo em conta: o que os fregueses acham dos produtos, qual é o fornecedor utilizado pela sorveteria e quais as estratégias de layout estão sendo seguidas no espaço físico.

Isso tudo irá te ajudar não só em como montar uma sorveteria de sucesso, mas também a se destacar de outros que oferecem o mesmo serviço que o seu.

Crie um plano de negócios

Um empreendimento não é nada sem um plano de negócio. Afinal, essa estratégia serve como um norte na hora de definir as principais características do seu comércio. Como o público alvo e o valor dos produtos, por exemplo.

Sendo assim, um bom plano de negócios deve conter:

  • Pesquisa de mercado: dados com o valor para seu investimento inicial;
  • Características da empresa: informações como número de funcionários e escolhas de produtos a serem vendidos;
  • Concorrência: quais e como são as empresas que vão competir diretamente com você;
  • Lucro: o que você irá receber de retorno do investimento inicial;
  • Público-alvo: quem serão seus possíveis clientes.
Definir um plano de negócios é essencial em como montar uma sorveteria.
Definir um plano de negócios é uma estratégia essencial para montar uma sorveteria de sucesso.

Um plano de negócio bem executado diminui riscos e inseguranças que possam vir a surgir. Por isso, se você quer saber como montar uma sorveteria de sucesso, não deixe de montar um planejamento coerente com a realidade do seu empreendimento.

Defina o público-alvo

Conhecer seus clientes é conhecer seu negócio também. Afinal, eles são os porta-vozes do seu comércio. Mas, a verdade é que muitos empreendedores dispensam a necessidade de fazer um levantamento do público antes de abrir uma sorveteria. E isso é um grande erro.

Afinal, uma análise certeira de quais são seus potenciais clientes é o ideal para firmar a base da sua recém criada empresa. E, consequentemente, reduzir riscos e incertezas futuras.

Assim, alguns dos questionamentos a serem levantados quando se pensa em publico-alvo são:

  • Qual a faixa etária?
  • Qual o nível de renda?
  • Onde moram?
  • Quais tipos de sorvete gostam?

Então, nosso conselho é: se você quer saber como montar uma sorveteria de sucesso, conheça seu público-alvo e invista em campanhas voltadas à eles.

Se seu público é em maioria crianças, por exemplo, aposte em decorações chamativas com desenhos animados. Caso sejam jovens, invista em elementos da cultura pop. Ou se forem adultos, busque uma decoração mais neutra e aconchegante.

Escolha um ponto de venda

Esta é a hora de começar a colocar o planejamento em prática. Por isso, se o seu objetivo é montar uma sorveteria de sucesso, recomendamos uma análise redobrada na hora de escolher um local para estabelecer seu ponto de venda.

Nesse sentido, existem dois tipos de ponto para comércio: perto da área central e longe da área central

No primeiro ponto, por se tratar de uma região central da cidade, o movimento tende a ser maior. Isso pode ser essencial na hora de captar mais clientes e gerar mais lucro para sua sorveteria. 

No entanto, as despesas de aluguel tendem a ser mais caras por se tratar de uma área com maior atividade. Logo, mais valorizada. 

Já na segunda opção, o movimento tende a ser menor. Justamente por estar em um local mais afastado. Em contrapartida, as despesas com aluguel são menores e os clientes são propensos a serem mais fiéis ao comércio.

Resolva a documentação necessária

Abrir uma loja pode ser um processo burocrático. Então, assim como em todas as outras etapas, é preciso ter cautela para fazer a seleção e preenchimento da documentação.

No geral, os documentos necessários para começar um negócio no Brasil são:

  • Contrato Social; 
  • Registro na Junta Comercial; 
  • CNPJ; 
  • Inscrição estadual; 
  • Alvará de funcionamento; 
  • Licença dos bombeiros; 
  • Licença da vigilância sanitária; 
  • Registro na Previdência Social.

Para aprender como montar uma sorveteria, é importante que você reúna todos esses documentos com atenção. Assim, poderá evitar problemas futuros relacionados aos aspectos legais da sua empresa. 

Compre os equipamentos

Para montar uma sorveteria de sucesso é importante levar a qualidade dos materiais sempre em consideração — com um olho no orçamento, claro. Por isso, é fundamental orçar equipamentos como freezers, cadeiras e mesas, utensílios e outros equipamentos que você irá precisar.

Além disso, a decoração do espaço também é importante para criar uma identidade para seu negócio e um local de bem-estar para o cliente. Alguns pontos requerem algum tipo de limpeza ou até reforma. E estes gastos também devem ser considerados.

Encontre bons fornecedores

A verdade é que o sucesso da sua sorveteria depende não só apenas de você ou dos clientes. Um bom fornecedor pode ser essencial para um ótimo resultado do seu negócio.

Afinal, de nada adianta garantir a melhor infraestrutura e estudar passo a passo como montar uma sorveteria se o produto que você colocar à venda não tiver qualidade.

Sendo assim, pesquise quais são os fornecedores que atuam na sua região. Bem como a variedade de produtos que eles oferecem e qual é o custo benefício ofertado.

Tenha um diferencial competitivo

É sempre importante garantir um diferencial competitivo se você quiser ter sucesso em qualquer empreendimento.

Por isso, investir em algo que está em alta, como sorvete vegano, açaí zero açúcar ou paletas mexicanas é uma pedida certa para um estabelecimento que quer inovar e crescer ainda mais.

Mas, além de oferecer produtos que apresentam este diferencial, é necessário divulgá-los. Então, faça sempre com que seus clientes saibam quais são as suas novidades e quais os diferenciais desse produto em relação aos outros.

Dessa forma, não só seu público irá saber o que você está vendendo, como é muito provável que divulguem para mais pessoas e assim sucessivamente.

Invista no marketing

Não há como negar: todos nós estamos on-line. Dessa forma, investir em marketing digital é essencial para impulsionar os seus produtos e serviços onde as pessoas mais estão acessando: a Internet.

E não há segredo para começar a investir em marketing para redes sociais, por exemplo. Afinal, mesmo que seu orçamento seja pequeno, perfis no Instagram ou no Facebook são totalmente gratuitos.

Mas, caso seja possível, você pode aplicar um pequeno valor para impulsionar suas publicações e atingir um público mais segmentado. Além disso, outra opção para quem está começando no digital é contratar um influenciador digital para divulgar a sua marca.

Faça um evento de inauguração

Parabéns! Se você chegou até aqui, é porque aprendeu tudo sobre como montar uma sorveteria de sucesso! Agora, é hora de colocar todos estes planos em prática!

Mas antes, indicamos que você defina uma data para a inauguração do empreendimento. Acredite: isso vai ajudar bastante na visibilidade do seu negócio que está começando. 

Felizmente, hoje para se fazer publicidade não é necessário gastar muito dinheiro como geralmente pensamos. Uma divulgação on-line, por exemplo, pode custar bem menos que uma publicidade tradicional. 

É muito importante ao montar uma sorveteria de sucesso definir uma data de inauguração

Onde encontrar uma distribuidora de sorvetes para revenda em BH?

Agora que você já conhece todos os segredos de como montar uma sorveteria de sucesso, é hora de encontrar a melhor distribuidora de sorvetes para revenda em BH para atender o seu negócio!

A Snowfruit é uma fábrica e distribuidora de sorvetes, picolés e açaí com mais de 19 anos de atuação no mercado da capital mineira. Sempre nos destacando por um serviço de excelência e atendimento de qualidade aos nossos parceiros.

Nosso catálogo conta com picolés, açaí e sorvetes dos mais variados sabores. Tudo isto criado com tecnologia de ponta e produtos naturais. Como frutas frescas, produtos italianos, americanos e nacionais de ótima qualidade.

Está preparado para oferecer os melhores produtos para seus clientes a um ótimo custo benefício? Então, clique aqui e saiba como se tornar um revendedor Snowfruit.

E agora que você já sabe como montar uma sorveteria de sucesso e já conhece a melhor distribuidora de sorvetes para revenda em BH, desejamos sucesso em seu novo negócio!

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *