Skip to content
Casquinha de sorvete no tempo frio.

Dicas para você servir Sorvete no Inverno

O inverno está chegando no Brasil. Porém com as temperaturas mais amenas há um baixo consumo de sorvete. Isso, frequentemente, está ligado com uma questão cultura no país, já que temos o costume de tomar sorvete como uma forma de nos refrescar. 

De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete  (Abis), o brasileiro consome de seis a oito litros de sorvete por ano, estando atrás de países como a Dinamarca que consome aproximadamente nove litros de sorvete por pessoa no ano, mesmo sendo um lugar com baixas temperaturas. 

Entretanto, o sorvete pode ser consumido em qualquer época do ano. Além de ser delicioso, ele possui várias vitaminas e cálcio. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de como servir o sorvete no inverno. Vamos lá? 

Sorvete no Inverno faz mal?

A resposta é não! Muitas pessoas tendem a relacionar o gelado do sorvete com as baixas temperaturas. Com isso, o sorvete pode deixar nosso corpo mais exposto às doenças respiratórias. Porém, a história de que tomar sorvete nos dias mais frios pode causar resfriados e gripes é um mito. 

Na realidade, as doenças respiratórias são causadas pelo contato direto com vírus específicos ou com pessoas contaminadas por esse vírus. 

Com isso, os índices dessas doenças crescem nesse período devido à baixa umidade do ar, a exposição ao frio intenso sem proteção suficiente ou a poluição. Além disso, as pessoas tendem a se aglomerar em ambientes fechados. 

A Snowfruit já fez um blog post falando sobre esse assunto. Caso você tenha interesse em conhecer mais sobre o assunto, clique aqui

Aposte em receitas quentes

Uma boa dica para os dias mais frios é usar o sorvete como complemento para sobremesas quentes. Ao apostar em receitas quentes, você consegue diversificar o cardápio, atraindo vários tipos de clientes. Algumas opções que o seu estabelecimento pode oferecer é pudins, caldas, tortas quentinhas ou até um Petit Gateau. 

Promover as receitas quentes como uma oferta sazonal especial pode atrair a atenção dos clientes e gerar interesse, criando um senso de urgência e exclusividade. Com isso, a criação de campanhas publicitárias ou promoções específicas para essas receitas pode despertar a curiosidade e incentivar as pessoas a experimentá-las, mesmo durante o inverno.

No entanto, é importante considerar que a estratégia de oferecer receitas quentes no inverno deve ser equilibrada com a demanda tradicional de sorvetes. Certifique-se de avaliar a viabilidade financeira e o potencial impacto positivo nas vendas antes de implementar qualquer mudança significativa no cardápio.

Frio é sinônimo de chocolate

Uma das coisas que mais lembram o inverno é o chocolate. Por isso, uma dica é oferecer sorvetes e milkshakes com caldas de chocolate. Ao combinar café, chocolate e sorvete no inverno, você consegue criar uma atmosfera aconchegante e acolhedora, levando as pessoas a visitarem seu estabelecimento para desfrutar de momentos agradáveis enquanto consomem sorvete.

Outra dica, é rechear as casquinhas com creme de avelã ou chocolate ou até investir em algum fondue. 

Sabores de fruta não combinam

Apesar dos sorvetes de fruta serem deliciosos, eles não combinam com o inverno. Por isso, oferecer sabores de verão durante os períodos de frio pode não ser a melhor estratégia, já que a necessidade dos nossos corpos mudam. Por isso, fazer algumas adaptações durante o inverno pode ser uma boa opção. 

Porém, antes de fazer essas alterações é importante estar atento aos gostos dos clientes. Por isso, converse com eles ou faça uma pesquisa para saber as preferências deles. 

Use bem os complementos

Ao oferecer uma variedade de complementos, como coberturas, caldas, frutas, nozes, biscoitos e outros ingredientes, você cria uma experiência mais interessante para o cliente. Isso permite que eles personalizem seu sorvete de acordo com suas preferências, adicionando sabores e texturas diferentes.

A variedade de opções torna o sorvete mais atraente, pois cada cliente pode criar uma combinação única que agrada ao seu paladar. 

Gostou das dicas? Acompanhe muito mais sobre o universo do sorvete no blog da Snowfruit. Até a próxima! ? 

Posts Recomendados