Skip to content
Temperatura do sorvete.

Qual a temperatura ideal para guardar sorvete?

Todos queremos entregar um produto de qualidade, certo? Com isso, um dos principais desafios de quem trabalha com a produção e venda de sorvetes é sobre qual a temperatura ideal para armazená-lo. 

Pensando nisso, a SnowFruit trouxe no texto de hoje qual a temperatura ideal para o freezer do sorvete e algumas dicas de como conservá-lo melhor. Boa leitura! 

Quais problemas podem surgir ao armazenar o sorvete

Quando armazenado de maneira irregular e fora da temperatura ideal, o sorvete pode sofrer uma série de alterações que podem prejudicar seu sabor e textura. Entre eles, podemos destacar: 

  • arenosidade: alteração na textura do sorvete devido a formação de cristais de lactose, a presença da arenosidade é perceptível na boca pela semelhança com grãos de areia. Ela pode ocorrer devido a diminuição da temperatura no meio do processo de congelamento e das oscilações de temperatura. 
  • presença de cristais de gelo: os cristais de gelo são perceptíveis quando estão em um formato relativamente grande e podem ser causados pela escassez de extrato seco total, estabilizante inadequado, congelamento lento ou oscilações constantes de temperatura.
  • separação de fases: devido a variação de temperatura em algumas fases, pode ocorrer uma separação dos componentes. 

Qual a temperatura ideal para guardar o sorvete?

Como podemos perceber, a temperatura ideal para guardar o sorvete tem um papel fundamental na preservação da qualidade dele. Por isso, é recomendado que o freezer seja ajustado para uma temperatura entre -18ºC e -20ºC, já que essa faixa garante a conservação ideal do sorvete. 

Temperaturas mais baixas do que -20ºC podem congelar o sorvete de maneira muito rígida, levando a uma textura granulada. Já as temperaturas mais altas do que -18ºC podem levar ao amolecimento excessivo do sorvete.

Por que os sorvetes precisam ser mantidos a essa temperatura?

Manter o sorvete congelado entre -18ºC e -20ºC impede que ele derreta e volte a congelar, o que pode resultar na formação de cristais de gelo indesejados. Isso garante que o sorvete permaneça cremoso e suave.

Além disso, essa temperatura ajuda a preservar o sabor e a qualidade do sorvete. Com isso, é possível evitar que os ingredientes se deteriorem ou percam suas características, garantindo que o sorvete tenha um sabor agradável quando consumido.

5 dicas para armazenar o sorvete corretamente

Para que não ocorram problemas na hora de armazenar o sorvete e que as características do produto sejam preservadas, trouxemos algumas dicas para guardar o sorvete corretamente. 

1. Faça a limpeza do freezer

A primeira dica é na hora de fazer a limpeza e manutenção do freezer onde o sorvete fica armazenado. Para isso, retire os baldes que estiverem lá dentro, limpe tudo e coloque novamente. 

2. Manuseie o sorvete com delicadeza

Nunca aperte o sorvete com uma espátula, já que isso poderá prejudicar sua cremosidade. Por isso, manuseie com um instrumento próprio e para que você consiga mexer na sobremesa, molhe um pouco a colher no balde próprio e passe no sorvete. 

3. Raspe o sorvete para servi-lo

Além de manusear com o instrumento certo, é preciso saber como retirar o sorvete da maneira correta. Muitas pessoas servem o sorvete fazendo “buracos” no recipiente, o que não é correto. 

Quando se faz buraco nos baldes, o fundo do recipiente fica um melaço da decantação do açúcar e nas paredes da parte superior. Com isso, o sorvete fica seco e quebradiço, decorrente da falta de umidade. O correto é raspá-lo de maneira uniforme. Dessa maneira, a parte superior da sobremesa sempre terá uma aparência impecável e correta.

4. Tome cuidado com os sorvetes mais moles

Há alguns sabores que são mais moles do que outros e por isso devem ser mantidos na posição de contato com 2 ângulos laterais no freezer, já que são nessas 4 extremidades que o freezer produz mais frio.

5. Mantenha os freezers raspados

Além de fazer a limpeza do freezer, uma boa dica é raspar o gelo nas laterais do freezer, evitando que o gelo prejudique o funcionamento do equipamento. Isso pode acontecer, já que o frio do freezer chega através de gás emanado pelas placas ou serpentinas e o gelo em excesso pode bloquear a passagem.

Esperamos que o conteúdo de hoje tenha sido útil. Acompanhe muito mais sobre o universo do sorvete no Blog da Snowfruit. Até a próxima! 

Posts Recomendados