Skip to content
Sorveteria é um bom negócio? Veja o que os números dizem

Sorveteria é um bom negócio? Veja o que os números dizem

Se você pretende começar um negócio, talvez já tenha pensado em investir em sorvetes. Caso tenha tido dúvidas ou se essa possibilidade sequer passou pela sua cabeça, este artigo é para você. Aqui, reunimos informações para te mostrar porque a sorveteria é um bom negócio

Para você ter uma noção, existem mais de 10 mil empresas nesse setor no país, com faturamento superior a R$13 bilhões por ano. Desses, 92% são pequenas e micro empresas. E você pode ser um deles! Continue a leitura para saber porque. 

Como é o consumo de sorvete no Brasil?

O sorvete é uma das sobremesas mais queridas entre os brasileiros e seu consumo só tende a crescer. De acordo com um estudo divulgado pela Kantar, em 2019, ele foi comprado cerca de 5 vezes por cada habitante neste ano. 

Ainda segundo a pesquisa, essa é uma sobremesa consumida tanto no lar quanto fora do lar, e está presente nas compras de 87% das classes ABC no Brasil. O doce sobressai pela sua praticidade, sabor e prazer inigualáveis, e apesar de ser mais procurado no verão, é comprado ao longo de todo o ano. 

? Saiba mais: Quais os melhores tipos de sorvete para vender?

Por que sorveteria é um bom negócio?

Não há como negar: o sorvete é uma sobremesa para qualquer ocasião e todas as idades. Quantas vezes você não tomou um no caminho ou colocou um pote no seu carrinho de compras? Esse doce traz memória afetiva para muitos brasileiros, seja para ser consumido sozinho ou com pessoas queridas. 

Além disso, não podemos esquecer do fator climático do país, que afeta diretamente na preferência pelo sorvete. Afinal, nada melhor do que um doce gelado para se refrescar no calor, não é?

E no frio?

Você deve estar se perguntando: mas e no frio? O consumo não tende a cair? É comum que você tenha essa preocupação, mas basta combinar o sorvete com alimentos associados à temporada fria para que ele ainda se destaque. 

No frio, o consumo de chocolate é ainda maior do que em outros períodos do ano, por exemplo. Você pode explorar esse e outros sabores que são procurados nessa época, como amendoim, doce de leite, castanhas e até café. Use sua criatividade

Além disso, existem diversas opções que combinam o sorvete com alimentos quentes, como o petit gateau e o brownie com sorvete. Acredite, as possibilidades que o sorvete permite são enormes. Basta expandir o seu cardápio e você conseguirá manter a atenção do seu público durante todo o ano. 

? Se quiser conhecer algumas alternativas, confira 5 receitas com sorvete que separamos para você. 

Como montar uma sorveteria

Agora que você já sabe que sorveteria é um bom negócio, temos algumas dicas para te ajudar a montar a sua. Vamos lá? 

Invista em equipamentos

Primeiramente, é fundamental que você dê atenção aos equipamentos necessários desde a produção até a venda do seu produto. É preciso ter uma batedeira industrial para fabricar o sorvete e um freezer para armazená-lo, sem dúvidas.  

Mas você também precisa pensar em recipientes para servi-lo, em como o produto será exposto e embalado, por exemplo. Tudo isso é muito importante e faz completa diferença na apresentação do seu sorvete e assim, na satisfação dos seus clientes.   

? Leia mais: Equipamentos necessários para abrir uma sorveteria

Pense no espaço

Ainda pensando em todo o processo por trás do seu negócio, o espaço é muito importante. Isso porque você precisa de um local bem localizado e que permita um bom fluxo de pessoas. 

Mais do que isso, o ambiente precisa ser limpo e organizado para realizar toda a produção, além de ser um lugar em que as pessoas se sintam confortáveis para consumir. Por isso, construa um espaço acolhedor onde elas tenham vontade de permanecer, do lado de dentro e do lado de fora, se possível. 

A decoração é importante

Além disso, você precisa pensar na decoração. Lembra da preocupação anterior sobre a temporada de inverno? São questões como essa que mantêm a atenção do público durante todo o ano. 

Adapte o modo como você decora o ambiente de acordo com as estações, por exemplo. Pense na climatização, na iluminação e tudo o que proporciona melhores sensações em cada uma delas. Assim, você deixa o seu espaço convidativo e aconchegante em qualquer época

Delivery é uma necessidade

Por fim, invista em um serviço de delivery para o seu negócio. A entrega deixou de ser um diferencial entre as empresas e passou a ser uma necessidade, pois facilita na rotina do consumidor. 

Além disso, é uma forma de expandir o alcance do seu produto, já que pessoas distantes da sua localidade podem pedi-lo de onde estiverem. Assim, você aumenta o seu faturamento e atende a necessidade dos seus clientes. 

Se você chegou até aqui, não deve ter dúvidas de que sorveteria é um bom negócio. Vai começar o seu? Acesse o blog da SnowFruit para conferir ainda mais dicas sobre o mundo dos sorvetes. 

Posts Recomendados