Skip to content
sorvete sem lactose

Sorvete Italiano e Sorvete Expresso: você sabe a diferença?

Muitas vezes, o sorvete italiano e o sorvete expresso aparentam ser a mesma coisa, não é? Isso porque ambos são sobremesas frias, doces e ficam deliciosas com um acompanhamento, seja uma cobertura de sabor ou granulado. 

No entanto, após experimentar cada um, você vai notar imediatamente a diferença entre esses dois tipos de sorvete. Ao longo do conteúdo, veremos que cada um tem sua própria história, forma de produção e qualidades únicas — desde sabor até a textura. 

Acompanhe a leitura para entender melhor sobre o assunto!

O que é sorvete italiano?

O sorvete italiano — também conhecido como gelato — é mais rico, denso e suave em relação ao sorvete expresso. Assim como os sorvetes tradicionais, o gelato é feito de uma base de creme de leite, creme e açúcar. A diferença está nas proporções de cada um! 

Enquanto o gelato tem uma concentração maior de leite — e, consequentemente, menos creme —, com o sorvete expresso funciona de maneira oposta. Além disso, o sorvete italiano também não costuma conter gemas de ovo, como outros tipos de sorvete.

Como ele é produzido?

O gelato italiano é frequentemente descrito como denso. Isso vem do processo em que é batido em uma velocidade muito mais lenta em comparação com o sorvete. Depois que o gelato é batido, ele é armazenado e servido em uma temperatura mais quente para agregar mais intensidade ao sabor do doce.

O que é sorvete expresso?

Trata-se de uma sobremesa gelada produzida de maneira rápida, saborosa e simples. É  bastante associado a outros segmentos do setor de alimentos, como é o caso das redes de Fast Food. Inclusive, os Fast Food’s são alguns dos principais distribuidores do sorvete expresso, justamente pela sua praticidade.

Como ele é produzido?

O sorvete expresso é geralmente descrito como mais cremoso e “fofo” do que o gelato italiano. Sua base de creme contém gemas e mais creme do que leite, o que significa que tem mais gordura. 

Nesse sentido, os ingredientes do sorvete expresso são primeiro cozidos juntos para formar uma espécie de creme. Depois que essa base é resfriada, é batida em uma velocidade bem alta para incorporar ar e aumentar seu volume — inclusive, sorvetes mais baratos e simples tendem a ter mais ar em sua massa.

Para completar, o sorvete costuma ser servido bem gelado, deixando os sabores menos intensos, mas também o torna uma excelente alternativa para dias quentes e úmidos.

Quais são as principais diferenças entre o sorvete italiano e sorvete expresso?

Agora que já sabemos tudo sobre as característica e forma de produção do sorvete italiano e sorvete expresso, podemos falar sobre os principais pontos que diferenciam essas duas sobremesas deliciosas. Confira!

Consistência

A primeira coisa que podemos falar é sobre a consistência dessas duas massas: a verdade  é que o gelato é muito mais cremoso que o expresso. Também é mais denso, contendo uma maior elasticidade e fluidez em comparação com outros tipos de sorvete. 

Densidade

Outra diferença entre essas duas sobremesas é a densidade. Tanto o sorvete italiano quanto o expresso contêm creme, leite e açúcar. O sorvete expresso, no entanto, é mais pesado no creme e normalmente usa gemas para embalar a mistura. Por outro lado, o gelato tem mais leite do que creme, o que confere a ele maior densidade.

Qualidade

Você sabia que, por ser menos gorduroso, o gelato permite que você sinta os sabores de forma mais prazerosa?

Isso porque ele é servido em temperaturas um pouco maiores do que os sorvetes tradicionais — cerca de 10° a 15° mais quente que o sorvete expresso. Assim, a nossa língua não fica entorpecida, colaborando para que o gosto do doce possa explodir nosso paladar — no melhor dos sentidos.

Sorvete italiano é mais saudável que o expresso?

Não há como negar que tanto o sorvete quanto o gelato são sobremesas feitas de açúcar e, por isso, não são opções realmente saudáveis. 

No entanto, por sua forma de produção, o sorvete expresso contém mais calorias e gordura. Por possuir ingredientes naturais no seu preparo e produtos de maior qualidade, o gelato é sim uma opção mais saudável do que o expresso.

Veja qual é a opção é a mais rentável para o seu negócio

Agora, qual a melhor opção para o seu negócio?

Isso cabe totalmente á você! No final das contas, a diferença entre sorvete e gelato é uma preferência pessoal. Se preferir algo mais gelado e cremoso, opte pelo expresso. Se você quiser experimentar algo rico e sedoso, o gelato é definitivamente a melhor opção.

?Leia Mais: Sorveteria é um bom negócio? Veja o que os números dizem

A partir da leitura do conteúdo, conseguimos entender que o ramo de sorvetes pode ser muito amplo. Por isso, o investimento no segmento apresenta alto potencial! Além disso, diferenciamos o sorvete italiano e sorvete expresso e agora você tem informações suficientes para fazer a melhor escolha. 

Se você chegou até aqui, não deve ter dúvidas de que sorveteria é um bom negócio. Vai começar o seu? Seja um revendedor Snowfruit com tranquilidade, retorno financeiro e muito sabor. Antes de ir, lembre-se de acessar o blog da SnowFruit para ficar por dentro de mais dicas sobre o mundo dos sorvetes. 

Até a próxima!

Posts Recomendados