Conheça a origem do sorvete

Quem não gosta de passar as tardes na sorveteria se deliciando com a sobremesa mais amada do Brasil? Esse, sem dúvida, é um dos nossos programas favoritos. Mas, você já parou para pensar quem inventou essa delícia? Qual a história por trás da origem do sorvete? 🍦

Essa é uma informação que muitas pessoas aparentam não saber. Dessa forma, nós decidimos te ajudar! No texto de hoje, separamos todas as informações que consideramos importantes sobre a origem do sorvete.

Com certeza, esse texto vai te ajudar no que você precisa. E ao mesmo tempo vai te dar água na boca. Relaxa, depois dessa leitura, você pode correr até a sorveteria mais próxima. Então, agora pegue o papel e caneta para anotar as partes mais importantes e continue com a gente! 😄

Você sabia que o sorvete foi inventado antes da geladeira?

Pelo fato do sorvete ser uma sobremesa gelada, é comum pensar que ele surgiu após a invenção da geladeira. Mas essa delícia geladinha já era consumida bem antes desse avanço tecnológico.

A origem do sorvete aconteceu aproximadamente há 4 mil anos atrás, na China, quando ainda não existia a geladeira. A sobremesa era feita à base de leite e arroz e era congelada na neve.

Chão coberto por neve.
Geladeira? Que nada! Na China Antiga, o sorvete era congelado na neve!

Mas você acha que, então, a sobremesa era consumida apenas durante o inverno? Na verdade não. Isso porque os chineses conseguiram conservar a neve para usar também durante o verão.

Nessa época, a tal invenção ficou cada vez mais apreciada. Dessa forma, ela se tornou um grande sucesso entre a nobreza, se tornando símbolo de status social. Porém, infelizmente, a população mais pobre não tinha condições de consumir a sobremesa.

Com o passar do tempo, o sorvete se popularizou pelo mundo, tornando-se cada vez mais acessível. Hoje em dia, a sobremesa é muito mais popular e quase todo mundo tem a oportunidade de aproveitar essa delícia, mesmo que de vez em quando.

Além disso, desde a origem do sorvete, as técnicas evoluíram e o modo de produção e conservação do sorvete mudaram. Então, esquece a neve! Hoje em dia, por exemplo, existem técnicas para conservar o sorvete no freezer.

A origem do sorvete

É difícil definir com exatidão a origem do sorvete, mas vários pesquisadores reuniram dados históricos que tentam apontar aproximadamente o seu surgimento. Então, para começar essa história, temos que voltar um pouco no tempo. Preparado?

Você com certeza já sabe que muitas coisas que conhecemos surgiram na Grécia ou em Roma, certo? Quase 2 mil anos atrás, na Roma Antiga, o imperador Nero consumia uma mistura de frutas e de gelo, que era extraído das montanhas da região. 

Estátua com a face do imperador Nero, de Roma.
Louco por sorvete! O imperador romano Nero foi um dos pioneiros na criação dessa sobremesa.

Porém, o sorvete parecido com o que consumimos atualmente surgiu na China, entre os anos de 618 e 697. Na época, o imperador chinês King Tang fazia uma mistura de gelo, leite e arroz.

Com o passar dos anos o sorvete chegou a Europa. Em uma viagem para a China, em 1271, o veneziano Marco Polo conheceu uma variedade de cremes de frutas congeladas. Ele gostou tanto que levou a receita para a Itália.

E você deve estar se perguntando, quando surgiu a primeira sorveteria?

Em 1660, Procopio Coltelli abriu em Paris uma cafeteria que vendia sorvete, o Café Procope. Essa foi a primeira sorveteria do mundo. Com o sucesso do sorvete, a receita foi se espalhando pelo mundo e outras sorveterias abriram.

Desde a origem do sorvete, a receita passou por modificações, devido a evolução das técnicas de produção e o avanço tecnológico. Assim, chegamos à variedade de sorvetes que conhecemos hoje em dia. 

Quando o sorvete chegou no Brasil?

O sorvete chegou ao Brasil no século XIX, em 1834, quando uma embarcação de blocos de gelo chegou na cidade do Rio de Janeiro. Dessa forma, alguns comerciantes compraram o carregamento e passaram a vender sorvetes de frutas. 

Foi assim que a primeira sorveteria brasileira surgiu. Porém, não havia condições para conservar o sorvete após ele estar pronto. Por isso, era necessário consumi-lo na hora e isso gerava alguns problemas.

Contudo, décadas mais tarde o sorvete começou a ser produzido em grande escala. Em 1941, abriu no Brasil a primeira filial de uma empresa do ramo de sorvetes. Com a chegada dessa sobremesa ao Brasil, os brasileiros passaram a escolher os seus sabores preferidos de sorvete. Qual é o seu?

E o picolé? Como surgiu?

Apesar de a origem do sorvete ter acontecido há cerca de 4 mil anos atrás, a história do picolé é um pouco mais recente. Tudo começou durante o inverno de 1905, quando Frank Epperson, um menino de 11 anos, esqueceu na varanda de casa um copo de suco com uma colher dentro. 

No outro dia, ele notou que a colher ficou presa ao suco congelado. Assim começou a origem do picolé. Apesar da incrível descoberta, foi apenas em 1913, aos 18 anos, que Frank decidiu preparar uma receita parecida com o sorvete no palito que havia descoberto anos atrás.

Contudo, em 1913, com o grande sucesso da receita, Frank patenteou o produto como Epp’s Icicle, traduzindo para o português Gelinho do Epp. No ano de 1925, o sorvete no palito foi comprado por uma empresa de New York e passou a ser chamado de Popsicle, o famoso picolé, traduzindo para o português.

Picoles cobertos com casquinha e confeitos expostos em um suporte.
Quem diria que uma das sobremesas mais apreciadas do mundo foi inventada por uma criança de 11 anos?

Desde a origem do sorvete, o seu processo de produção tem passado por mudanças e inovações. Com isso, há muitas curiosidades que vão surgindo ao longo do tempo.

As sobremesas geladas como o sorvete e o picolé tem conquistado cada vez mais apreciadores pelo mundo. Nos Estados Unidos até existe um museu do sorvete para celebrar toda essa história!

Clancy Wiggum, o chefe da polícia de Os Simpsons, se deliciando com um sorvete.

Agora que você conhece a origem do sorvete, que tal ter acesso a mais informações sobre essa delícia? Acesse o blog do Snowfruit e confira notícias, dicas, curiosidades e receitas sobre sorvetes, picolés e açaí. 🍨

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *