Skip to content
Foto de um sorbert de morango.

Sorbet: o que é e como se diferencia do sorvete

Quando escutamos a palavra sorbet, logo pensamos em sorvete, certo? A resposta é que o sorbet é um sorvete, porém existem algumas diferenças entre eles. 

Basicamente, a diferença entre eles está relacionado com os ingredientes. Enquanto o sorvete tradicional tem como base os laticínios, como o leite, leite condensado ou creme de leite, o sorbet é feito com água, frutas e açúcar. Porém existem mais algumas diferenças entre essas duas sobremesas.

Por isso, continue lendo e saiba mais! 

O que é sorbet?

De origem chinesa, há mais de 3 mil anos, o sorbet é feito à base de polpa de frutas e água, sendo uma opção mais saudável do que o sorvete tradicional. É uma sobremesa popular em muitos lugares e pode ser encontrado em uma variedade de sabores, desde os clássicos como morango, limão e framboesa até combinações mais criativas de frutas e ervas.

Sua produção envolve misturar frutas frescas ou polpa de frutas com água e açúcar, formando uma mistura líquida. Essa mistura é então resfriada e colocada em uma máquina de sorvete ou um congelador, onde é agitada regularmente para evitar a formação de cristais de gelo, resultando em uma textura suave e refrescante.

Por não levar leite em sua receita, o sorbet é uma excelente opção para pessoas que são intolerantes à lactose, veganas ou que estão procurando uma alternativa mais leve ao sorvete tradicional. 

Qual a diferença de sorvete e sorbet?

Apesar do sorvete e do sorbet serem duas sobremesas geladas, eles apresentam algumas diferenças. 

O sorvete tradicional é composto principalmente por leite ou creme, açúcar e, frequentemente, gemas de ovos. Essa base láctea confere ao sorvete sua textura incrivelmente cremosa e um sabor rico. Com isso, sua presença de gordura do leite e proteínas resulta em uma consistência densa e agradavelmente espessa.

Por outro lado, o sorbet tem como sua composição principal frutas frescas, água e açúcar, excluindo completamente os laticínios. Essa ausência de gordura do leite resulta em uma textura mais suave e menos densa. Por isso, a essência do sorbet reside na intensidade dos sabores frutados, sem ser mascarada pelo creme ou leite. 

E o gelato? 

Já o gelato leva os mesmos ingredientes que o sorvete, porém é feito de maneira diferente. Além de ser feito artesanalmente, ele leva elementos mais frescos e sem adição de conservantes. 

Dessa maneira, quanto menor a aeração, mais denso e cremoso fica o gelato, garantindo que ele seja servido em temperatura ambiente. Porém, isso também faz a sobremesa ter uma menor durabilidade.  

Como fazer sorbet em casa: receita de sorbet de frutas

Por não conter a proteína do leite, o sorbet pode se tornar um pouco aquoso. Por isso, são utilizadas algumas técnicas em sorveterias para driblar a questão, mas a principal está relacionada ao maquinário industrial, que faz movimentos contínuos de grandes e mantém temperaturas internas baixas e constantes. 

Porém, é possível fazer o sorbet em casa. Quer saber como? Continue lendo e descubra como!

Ingredientes

Os ingredientes que você vai precisar são:

  • 200g de polpa da fruta que você preferir;
  • 1 caixinha (200g) de suco de maçã congelado;
  • água.

Modo de preparo 

É muito simples fazer o sorbet! Basta bater tudo no liquidificador até ficar cremoso e pronto. 

Como conservar

O sorbet caseiro consegue ser conservado por até quatro dias, porém uma dica para preservar melhor é usar um pouco de sumo de limão na hora do preparo. 

Conheça a Snowfruit

Com 19 anos de mercado, a Snowfruit é uma fábrica e distribuidora de sorvetes, picolés e açaí em BH e região. Prezando sempre pela pontualidade e satisfação, estamos sempre em busca pela excelência em nossos produtos e atendimento eficaz. 

Quem prova Snowfruit reconhece que é uma sensação nova a cada pedaço. Nossas receitas evoluem em um processo de fabricação modernizado!

Ficou interessado? Entre em contato conosco e se torne um revedendor Snowfruit!

E esperamos que você tenha gostado do conteúdo de hoje. Acompanhe muito mais sobre o universo do sorvete no blog da Snowfruit. Até a próxima! 

Posts Recomendados