Skip to content
sorvete sem lactose

Por que investir em sorvete sem lactose é um bom negócio?

Não há como negar que uma das melhores sobremesas é o sorvete. Porém, nem todos podem desfrutar dessa delícia. Como o ingrediente principal da fabricação do sorvete é a lactose, muitas pessoas não podem consumi-lo devido a intolerância.

Por isso, vemos cada vez mais opções de sorvetes sem lactose, que são ideais para quem não pode consumir os sorvetes convencionais. Pensando nisso, a Snowfruit trouxe hoje o porquê de se investir em sorvetes sem lactose. Vamos lá?

Como é feito o sorvete sem lactose?

Antes de investir no sorvete sem lactose é importante conhecer os ingredientes usados e o modo de preparo. Para a fabricação de um sorvete zero lactose é necessário que sejam usados alguns ingredientes especiais, que podem fazer a diferença no resultado final. Além disso, o modo de preparo desses sorvetes precisa seguir processos específicos. 

Ingredientes essenciais

Há alguns ingredientes essenciais que funcionam como substitutos daqueles que possuem lactose. Entre eles está o leite de coco, que se assemelha ao creme de leite usado nas receitas dos sorvetes tradicionais devido ao seu alto teor de gordura. 

Da mesma forma dos sorvetes tradicionais, todos os sorvetes sem lactose precisam de açúcar. Porém, você pode substituí-lo por mel, agave, melado de cana ou creme de tâmaras, que vale destaque por dar volume à mistura e deixar um sabor suave. 

Também é preciso de algo que dê textura. Por isso, você pode colocar amido de milho na receita para deixar a mistura mais encorpada. Além disso, é preciso de um emulsificante para deixar a massa do sorvete mais homogênea e areada. 

Por isso, uma boa opção é a gema de ovo, que funciona como um emulsificante natural. Além dos ingredientes que servem para dar a consistência, é preciso escolher o ingrediente que dará o sabor do sorvete sem lactose. 

A baunilha em fava é muito utilizada, mas você pode adicionar frutas, nozes, castanhas ou chocolate. 

Modo de preparo

Como já falamos acima, para produzir o sorvete sem lactose é necessário que sejam seguidos alguns processos específicos. O primeiro passo é bater todos os ingredientes no liquidificador até que a mistura fique homogênea. Depois, deixe a mistura descansar por 10 minutos, para então batê-la até que fique consistente. 

Após isso, deixe o sorvete no congelador por duas horas ou até que a parte de cima comece a endurecer. Retire o sorvete da geladeira, bata novamente e volte a mistura à geladeira. Repita esse processo três vezes e seu sorvete está pronto! 

Uma dica para quem não tem batedeira em casa é colocar o recipiente com a massa do sorvete dentro de uma vasilha com bastante gelo e misturar a massa por 20 a 30 minutos. Depois leve à geladeira por duas horas e repita cerca de 3 vezes o processo. 

Por que investir nesse segmento?

Agora que você conheceu os principais ingredientes e o modo de preparo, a Snowfruit trouxe o porquê de se investir nos sorvetes sem lactose. Por isso continue lendo e conheça mais!

Alta demanda de clientes

Além dos clientes com intolerância à lactose, há diversos outros nichos que consomem o sorvete sem lactose. Entre esses nichos, está o universo fitness. São pessoas interessadas em cuidar da saúde, porém não querem deixar de comer a sobremesa. 

Como os produtos com lactose contém um percentual de gordura mais alto do que as bases vegetais usadas para fazer os sorvetes sem lactose, eles se tornam a opção ideal para quem tem um estilo de vida mais saudável. 

Diferencial competitivo

Utilizar ingredientes diferentes na produção é uma boa opção tanto para trazer novas maneiras de se preparar o sorvete como se diferenciar da concorrência. Mesmo tendo um valor mais alto, elas ajudam a dar valor ao seu produto, dando um ótimo custo benefício!

Também vale destacar que não é preciso adquirir novos equipamentos ou ter máquinas específicas para preparar o sorvete sem lactose. Com isso, não é preciso um grande investimento. 

Ampliação do cardápio

Outra vantagem de se investir nesse segmento é a ampliação do cardápio que irá atrair mais clientes para sua sorveteria. Uma linha sem lactose pode se tornar um ótimo incentivo para melhorar seus produtos e expandir seu negócio. 

Dicas de receita com sorvete sem lactose

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o porquê investir em sorvetes sem lactose, trouxemos algumas receitas para você já usar no seu negócio e conquistar um novo mercado!

Sorvete de creme sem lactose

A primeira receita é um delicioso sorvete de creme sem lactose. Os ingredientes são:

  • 1 lata de leite condensado de soja
  • 2 caixas de creme de soja
  • 3 gotas de essência de baunilha

Coloque a lata de leite condensado em uma panela de pressão e deixe cozinhar por 40 minutos. Para cozinhar o leite condensado é importante colocar a lata de pé, sem o rótulo, no meio da panela.

Coloque água até que ela fique 2 dedos acima da lata, feche a panela, coloque no fogo e comece a cozinhar na pressão. Depois de cozida, espere esfriar, abra a lata e misture o conteúdo com o creme e a baunilha. Após isso, leve ao congelador e se delicie com esse sorvete!

Sorvete de chocolate sem lactose

Quem não gosta de sorvete de chocolate? Para preparar esta deliciosa receita de sorvete de chocolate você vai precisar de: 

  • 100 g de um chocolate amargo e sem leite
  • 6 gemas
  • 3/4 de xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de leite de coco
  • 200 ml de creme de soja

Comece misturando as gemas com o açúcar até que vire uma gemada e coloque em uma panela em banho-maria. Adicione a gemada e coloque o leite de coco e o chocolate picado. Após isso, vá misturando em fogo baixo até que o chocolate derreta completamente.  

Deixe a mistura esfriar e depois coloque em uma batedeira e vá adicionando o creme de soja lentamente. Depois é só levar para o congelador e está pronto seu sorvete de chocolate sem lactose. 

Gostou das nossas receitas de sorvete sem lactose? Acesse o blog da SnowFruit e veja várias dicas!

A Snowfruit é referência no ramo da sorveteria, produzindo sorvetes de alta qualidade e ingredientes premium. Obrigada por nos acompanhar e até mais!

Posts Recomendados