Skip to content
A origem do Sundae: veja onde foi criado e quais os tipos

Qual a origem do Sundae?

Provavelmente você já deve ter consumido um sundae no shopping ou na sorveteria do seu bairro. Mas você sabe como essa sobremesa surgiu?

Em dias de calor, é comum que as pessoas procurem formas de se refrescar, como os doces com base de sorvete, puros ou acompanhados de ingredientes para deixar do gosto de cada um.

Esse é o caso do sundae, uma sobremesa com base de sorvete muito popular em sorveterias e grandes redes de fast food.

Quer entender de onde veio o sundae? Então, continue a leitura. A Snowfruit é especialista em sorvetes!

A história do Sundae

O sundae é uma sobremesa composta por bolas de sorvete e cobertura de calda. Em alguns casos pode ser acompanhado com farofa de amendoim, cereja, chantilly, entre outros ingredientes.

Apesar de atualmente ser muito consumida em redes de fast food, o sundae surgiu em lanchonetes locais e tradicionais.

Vamos conhecer um pouco sobre a história dessa sobremesa tão famosa!

De onde surgiu?

Não se sabe o momento exato da história em que o sundae surgiu. Sua origem ainda é um mistério! Porém, há boatos sobre a criação dessa sobremesa. 

A história mais aceita, se passa em 1800 quando havia proibições, por motivos religiosos, de algumas atividades no dia de domingo. As chamadas “blue laws”.

Desse modo, uma das sobremesas mais famosas da época, a Vaca-Preta, uma mistura de sorvete com refrigerante, foi proibida de ser consumida aos domingos no estado do Illinois (EUA).

Com essa proibição, houve a necessidade de criar uma nova forma de consumir o doce, sem descumprir a lei. Assim, surgiu o sundae, uma versão da sobremesa Vaca-Preta sem o refrigerante.

Por que recebe esse nome?

Assim como a origem do sundae, o motivo do nome também é um mistério. Alguns estudiosos relacionam com a história que acabamos de contar.

Nesse caso, o sundae é uma palavra em inglês que se refere ao domingo. Esse nome seria uma analogia à proibição do consumo de algumas sobremesas nesse dia da semana.

Tipos de Sundae

Assim como outras sobremesas geladas, existem variadas formas de consumir o sundae. Podendo ser acompanhado com uma diversidade de ingredientes para deixar a sobremesa no gosto de cada um.

Então, vamos conferir alguns tipos de sundae que vão te dar água na boca!

Tradicional

A forma tradicional do sundae é composta por bolas de sorvete e cobertura de caldas. Podendo ser de diversos sabores, mas os mais comuns são de chocolate, baunilha e morango.

a imagem ilustra um sundae tradicional, com sorvete e calda
Fórmula mágica: sorvete+guloseimas = a sundae

Entretanto, também podemos encontrar o sundae tradicional acompanhado com alguns ingredientes, como farofa de amendoim e cereja.

Banana Split

A Banana Split é uma sobremesa que tem como base a banana e o sorvete. Podendo ser acompanhados por diversos ingredientes a gosto, como caldas, chocolate, cereja etc. 

a imagem ilustra uma banana split
A Banana Split é de dar água na boca!

Essa sobremesa é apresentada com a banana cortada ao meio e recheada com o sorvete e os acompanhamentos, em alguns casos.

Brownie

O sundae consumido com brownie é a combinação perfeita de bolo com sorvete.

a imagem ilustra uma sobremesa de sorvete com brownie
O combo perfeito do quentinho do bolo com o geladinho do sorvete.

Esse formato da sobremesa é composto por bolas de sorvete, pedaços de brownie e alguns outros ingredientes a gosto, como caldas, chocolate, amendoim etc.

Outros acompanhamentos

O sundae é uma sobremesa tão incrível que é possível fazer as melhores combinações de acordo com o gosto de cada um.

Além das formas de consumir citadas acima, o sundae pode ser acompanhado de uma infinidade de ingredientes, como: chocolate, caldas, frutas, confeitos, balas, granulado, amendoim, castanhas, entre outros.

Agora que você conhece a origem do sundae, que tal saber mais sobre as sobremesas geladas? Acesse o blog da Snowfruit e confira notícias, dicas e curiosidades sobre sorvete, picolé e açaí.

Posts Recomendados