Emagrecendo com Açaí

O Açaí está se popularizando cada vez mais. Não só no Brasil, como no mundo inteiro ele vem conquistando o paladar de das pessoas. Ele é uma fruta nativa da Amazônia brasileira e tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Muitas pessoas estão emagrecendo com açaí. Nós já falamos das propriedades nutritivas da fruta aqui no blog, clique aqui para conferir.

A farmacêutica Vívian da Silva Santos elaborou uma pesquisa pela Universidade de São Paulo (USP), analisou a polpa de 12 frutas de diferentes localidades. Foi constatado que a polpa do açaí é muito rica em ferro, cálcio, zinco e magnésio. Todos esses minerais essenciais para a saúde e alimentação saudável, e são grandes aliados para quem busca perder peso.

O Núcleo de estudos e Pesquisas em Alimentação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), publicou na Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) que 100g de polpa de açaí tem 110 calorias. Mas quando a polpa está congelada, sem outras adições, o valor energético cai para 58 calorias.

Muitas pessoas deram ao açaí a fama que seu consumo pode engordar, mas na verdade o que faz do açaí um vilão para as dietas é a adição de xarope de guaraná. É esse xarope que adoça a polpa e provoca um pico de insulina fazendo com que o organismo sintetize mais gordura. Leite condensado, leite em pó, caldas, mel, iogurte, farinha láctea, guloseimas industrializadas… Estão sempre presentes nos cardápios para serem consumidos juntos com o açaí. São eles que tornam a polpa da fruta em uma bomba calórica.

Fazendo as contas

Em média, uma porção de açaí de 500g de polpa e sem o xarope de guaraná te 290 calorias. Quando adicionamos uma banana, esse número vai para 380. Mas se você adicionar 100g de leite condensado e outros acompanhamentos, o valor pula para 1 mil calorias.

Frutas como banana, morango e açaí são ótimas opções para o acompanhamento do açaí, nessas condições, ou até mesmo puro, ele estimula a perda de peso pela sensação de saciedade. Novos estudos também estão sendo desenvolvidos e estão ligando o consumo de açaí com a redução da glicemia, insulina, e colesterol ruim.

Agora que tal se deliciar com o açaí da Snowfruit combinado com frutas?

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *