Skip to content
Dia Nacional do Sorvete: Conheça a história

Dia do sorvete: 5 opções para comemorar a data

Como forma de estimular o consumo e produção do sorvete no país, dia 23 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Sorvete. E a escolha da data pela Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete (ABIS) não foi por acaso, já que se trata do início da primavera e como consequência da temporada quente nas terras brasileiras. 

Pensando nisso, a Snowfruit trouxe no texto de hoje algumas opções para comemorar essa data. Boa leitura! 

5 opções para comemorar o dia nacional do sorvete

Não podemos negar que o sorvete é uma das sobremesas queridinhas dos brasileiros. Por isso, trouxemos algumas dicas de como consumir essa iguaria deliciosa! 

Sorvete Snow Prime

Nossa primeira dica são os sorvetes Snow Prime da linha Prime da Snowfruit, que trazem gosto e textura da melhor qualidade. Oferecemos 3 sabores marcantes, fazendo qualquer um se apaixonar. São eles: 

  • Sorvete Snow Prime de Leite Trufado: unindo o cacau em pó, a pasta de castanha e o leite integral, esse sorvete apresenta textura cremosa que derrete na boca.
  • Sorvete Snow Prime de Morango in Cream: com morangos selecionados, esse sabor é a opção ideal para quem ama a cremosidade dos sorvete de creme e dos sabores de frutas. 
  • Sorvete Snow Prime de Cookie in Cream: com a combinação da consistência do creme com a crocância de muitos pedaços de cookies, esse sabor é a felicidade em forma de sorvete. 

Banana Split

De origem nos Estados Unidos, a banana split (ou banana-rachada) é uma receita clássica com sorvete. Ela é geralmente servida em uma travessa e tem como ingredientes a banana e os sorvetes de baunilha, chocolate e morango. 

Já para a finalização, geralmente é usado o chantilly, calda ou xarope de chocolate, morango ou caramelo. Além disso, a sobremesa é decorada com farelo de amêndoas, castanhas ou nozes. 

Caso queira aprender como fazer essa deliciosa sobremesa em casa, a Snowfruit fez um texto explicando o passo-a-passo e trazendo algumas dicas! 

Bolo com sorvete

Outra receita deliciosa é o bolo com sorvete. Conhecido também como bolo gelado, essa sobremesa combina camadas de sorvete com camadas de bolo. Geralmente, é montado em camadas alternadas de bolo e sorvete, criando uma textura interessante e uma combinação de sabores única. 

Trouxemos abaixo uma deliciosa receita. Por isso anote os ingredientes e o modo de preparo para fazer essa delícia refrescante! 

Ingredientes: 

Para a calda:

  • 7 colheres de água;
  • 5 colheres de chocolate em pó.

Para o primeiro creme:

  • 4 gemas;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de leite.

Para o segundo creme:

  • 4 claras;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 5 colheres de açúcar.

Modo de Preparo: 

  1. Para fazer a calda, coloque a água e o chocolate em pó em uma panela pequena e misture até que o chocolate seja dissolvido e em seguida, leve ao fogo e deixe a mistura engrossar.
  2. Assim que engrossar, despeje a calda em uma forma para bolo, com apenas o fundo untado e coloque a calda no congelador ou freezer. 
  3. Para fazer o primeiro creme, bata as gemas, o leite condensado e o leite comum no liquidificador. Assim que estiver bem incorporada, leve a mistura ao fogo, em uma panela grande.
  4. Mexa a mistura até virar uma espécie de mingau. Aqui, retire antes de borbulhar para que o bolo não perca sua cremosidade. Depois coloque a panela em uma bandeja com água fria para que o creme esfrie.
  5. Para o segundo creme, bata as claras na batedeira até virar neve. Logo depois, adicione o creme de leite e o açúcar e bata até tudo se misturar.
  6. Em seguida, adicione o creme 1 na mistura e bata novamente até incorporar tudo e despeje a mistura na forma que estava no freezer, deixando congelar por aproximadamente 24 horas, para que vire um sorvete.
  7. Depois desse tempo, desenforme o bolo e a receita estará pronta! 

Milk shake 

De origem também americana, o milk shake é uma sobremesa gelada que ganha pelo seu sabor e cremosidade, podendo ser consumida tanto como sobremesa quanto como um refresco em dias quentes. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvida sobre a diferença entre ele e o sorvete tradicional. 

Embora ambas sejam sobremesas geladas, há diferenças entre as duas. Enquanto o sorvete é servido em uma taça ou casquinha, o milk shake é uma bebida mais cremosa consumida com canudo. Além disso, o milk shake é geralmente feito com menos sorvete e mais leite do que o sorvete, o que o torna uma opção mais suave e refrescante. 

Para fazer essa sobremesa é bem simples e não requer muitos ingredientes. Confira! 

Ingredientes:

  • sorvete do sabor de sua preferência;
  • leite;
  • açúcar. 

Além desses ingredientes, você pode incrementar a receita com frutas, geleias ou xaropes para dar um toque especial no seu milk shake. 

Modo de Preparo:

  1. Em um liquidificador, coloque duas bolas de sorvete, 1 xícara de leite e 1 colher de sopa de açúcar. 
  2. Em seguida, bata tudo até obter uma mistura cremosa. 
  3. Para servir, despeje a mistura em um copo grande e sirva com um canudo. 

Picolé Dafruta

Essa dica é para aqueles que gostam dos sorvetes com frutas. A linha de picolés Dafruta da Snowfruit é feita a base de água e com poupa da fruta, tudo natural e fresquinho, sendo a opção perfeita para quem prefere opções de sorvete que tenham frutas. 

Os sabores disponíveis são: 

  • abacaxi;
  • uva;
  • limão. 

Bônus: explore novos sabores!

Além dessas 5 opções, há diferentes maneiras de comemorar o Dia Nacional do Sorvete. Chame amigos e familiares para aproveitar a data fazendo uma visita em uma sorveteria que ofereça uma variedade de sabores e experimente aqueles que você nunca provou antes. Faça disso uma experiência de descoberta de novos sabores!

Outra maneira é organizar um bar de sundae em casa com uma variedade de coberturas, como caldas, frutas frescas, nozes, chantilly e até mesmo pedacinhos de biscoitos. Aproveite o momento e escolha uma série de filmes ou programas de TV para assistir para desfrutar junto com o seu sorvete.   

Gostou das nossas dicas para comemorar essa data especial? Conheça o Blog da Snowfruit e fique por dentro do que acontece no universo dos sorvetes. Até a próxima!

Posts Recomendados