Curiosidades sobre o açaí

Curiosidades sobre o açaí

O creme de açaí, popular no Brasil inteiro, é cheio de curiosidades.

O açaizeiro é uma palmeira tradicional do norte do Brasil, ela produz frutas roxas pequenas que são muito consumidas pelo país. Devido à sua popularidade, o açaí agora é produzido em diversas regiões, não apenas no norte. A fruta tem lá suas particularidades:

  • A palmeira do açaí é uma árvore muito grande, podendo chegar até 25 metros de altura! Com um tamanho desses, a palmeira produz em torno de 20 toneladas de frutas por ano. É muito açaí!

 

  • No sudeste do Brasil costuma-se consumir o açaí com xarope e frutas. Já no norte vemos uma maneira diferente, o creme da fruta é usado em pratos salgados! É comum vê-lo como molho, acompanhando peixe e frango. Além de ser comido junto com a tapioca, outro alimento típico da região.

 

  • Que o açaí é gostoso todos sabemos, não é? Mas ele também é saudável! A fruta é rica em gordura monoinsaturada. Essa gordura é benéfica (como a do abacate) e auxilia na redução do colesterol ruim.

 

  • Uma lenda indígena fala sobre o consumo da fruta. Conta-se que uma aldeia passava por dificuldades e não conseguia encontrar alimentos, por isso o cacique decretou que a partir daquele momento, todo bebê que nascesse teria que ser sacrificado, pois não tinha comida para todos. Logo após, a filha do cacique, Iaçã, engravidou. Ele não revogou a ordem, e sua própria neta foi morta.

Iaçã chorava muito, até que uma noite ela escutou o choro de sua filha e esse som vinha dos pés de uma palmeira. Iaçã foi até a palmeira e chorou abraçada a ela por muitas horas, até desfalecer. No dia seguinte, o cacique a encontrou, e viu que essa palmeira tinha frutos suficientes para alimentar a tribo toda, assim ele pôde desfazer a ordem de sacrificar as crianças. Por isso, batizou a fruta de açaí, o nome de sua filha ao contrário.

Viu como é uma fruta cheia de histórias e curiosidades?

Mas uma coisa é certa: todo mundo gosta! Lembrando que a Snowfruit comercializa o creme de açaí, e você pode se tornar um revendedor. Até a próxima!

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *