Os benefícios do Açaí no Combate ao Câncer

O Açaí é uma delícia e o mundo inteiro está provando isso. Ele é sucesso de vendas e contribui para uma vida mais saudável, quando consumido da maneira correta. Mas o que cientistas estão estudando neste momento, são os benefícios que ele pode trazer à luta contra o câncer.

Estudiosos da Universidade Federal do Rio de Janeiro descobriram que açaí pode ser eficaz na prevenção do câncer de mama. Seria a antocianina, substância que dá a coloração roxa ao Açaí (que também é encontrada na uva, em quantidades menores). As pesquisas apresentam resultados promissores, mas elas ainda não foram testadas em humanos. Por isso não é possível ter 100% de certeza da eficácia da fruta contra a doença.

Os pesquisadores utilizaram células cancerosas do tecido mamário feminino e submeteram elas a um extrato feito com açaí. Os resultados foram positivos. Relatos afirmam que houve uma redução na proliferação das células e morte das unidades que formam o tumor.

Mas não é só a antocianina que ajuda no combate ao câncer. Os ácidos graxos do fruto também contribuem para a pesquisa. Testes foram feitos com uma mistura de açaí e iogurte dotado de probióticos e essa combinação apresentou maior teor de CLA, o ácido linoleico conjugado.

Contraindicação

Mas o açaí não seria bem-vindo para quem já está em tratamento contra o câncer, sugere uma pesquisa feita com ratos pela professora Marília Seelaender, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. “A quimio e a radioterapia fazem com que, entre outras coisas, o tumor seja reduzido por meio de um estresse oxidativo”, explica Marília. E o açaí tem justamente um efeito antioxidante. Assim, poderia sabotar o plano terapêutico para exterminar as células cancerosas.

Vamos esperar mais avanços da pesquisa antes de dar os próximo passos, mas as notícias já são bastante promissoras e planta mais uma semente de esperança na luta contra esta terrível doença.

Veja a matéria completa clicando aqui.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *