Sorvete contra os efeitos da quimioterapia

Sobremesa especialmente desenvolvida para pacientes

A quimioterapia, tratamento para o câncer, pode causar vários sintomas. Náuseas, vômitos, feridas na boca, aftas, mucosite e sensação de boca seca. Agora, as pessoas em tratamento podem contar com um alimento que alivia esses problemas e funciona como suplemento, atendendo também as necessidades nutricionais.

Um sorvete especial foi desenvolvido pela equipe de nutricionistas da Universidade Federal de Santa Catarina. Ele é resultado TCR (Trabalho de Conclusão de Residência) no hospital universitário da Universidade. A nutricionista Paloma Mannes é a criadora, especialista em Saúde com Ênfase em Alta Complexidade.

“O principal objetivo da criação desse produto é proporcionar aos pacientes o consumo de um alimento saboroso e nutritivo. Que contemple não apenas a questão nutricional, pois ele tem alta densidade energética e é fonte de fibras e de proteínas, mas que também seja saboroso. Considerando que durante o tratamento o paladar encontra-se alterado e são inúmeras as queixas de falta de apetite. Contribui com a redução dos efeitos colaterais da quimioterapia e proporciona um tratamento mais humanizado”, explicou Paloma ao site G1.

O sorvete desenvolvido possui alto nível calórico como os sorvetes comuns, mas também é fonte de proteína de alto valor biológico e fibra, com baixo teor de gordura total e não possui gorduras trans, glúten ou lactose.

O sorvete além de ser uma delícia, é nutritivo e pode ajudar diretamente em nossa saúde, o que acharam da notícia?

Para ter acesso a matéria na íntegra clique aqui.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *