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Pote de açaí saudável com frutas e castanhas.

Açaí para atletas: como o açaí pode melhorar o desempenho

A prática de exercícios físicos tornou- se parte da rotina de muitas pessoas. Porém, para que se tenha melhores resultados é necessário ter uma alimentação saudável, certo? 

Pensando nisso, uma opção que se tornou queridinha pelos atletas foi o açaí. Rico em carboidratos complexos, ômega 6 e 9, fibras e vitaminas C e E, essa fruta se tornou uma excelente fonte para quem deseja ter mais energia durante os treinos. 

Continue lendo para saber como o açaí pode melhorar o desempenho dos atletas!

Benefícios do Açaí

Todos gostam de açaí, né? Seja como acompanhamento em pratos típicos com peixes ou como sobremesa, o fruto tradicional da região amazônica é um alimento versátil e que faz muito sucesso. Porém, além de ser delicioso, o açaí apresenta uma série de benefícios para a saúde, especialmente para aqueles que praticam atividades físicas. 

Por isso, vamos conhecer alguns benefícios dessa fruta para os atletas?

Ajuda a recuperar a energia

O açaí contém diversas vitaminas e minerais, que são responsáveis por dar um alto nível energético. E isso é fundamental para os atletas, já que eles precisam ter energia e força para manter o ritmo das séries a serem exercitadas.

Entretanto, é importante não exagerar na quantidade e consumi-lo de uma forma saudável. Uma dica para incrementar o açaí é bater a polpa com uma banana e com um pouco de mel. 

Baixa caloria 

Diferente do que muitos pensam, o açaí não é um alimento calórico. A fruta em seu estado natural, na forma de polpa, tem cerca de 60 calorias a cada 100g, enquanto um pão francês tem mais de 250 calorias a cada 100g.  

Com isso, ele não se trata de um alimento hipercalórico, já que apresenta uma quantidade baixa de calorias e muito menos na forma de carboidratos simples. 

Regula o intestino

Por conter um boa quantidade de fibras, o açaí ajuda a regular o intestino, sendo um ótimo benefício para os atletas. Quando o intestino não está funcionando corretamente, o corpo pode ter dificuldade em absorver os nutrientes necessários para a energia e a recuperação muscular, prejudicando o desempenho dos atletas. 

Reduz o colesterol

O colesterol é uma substância gordurosa produzida pelo fígado e presente em todas as células do corpo. Ao ter uma grande quantidade dele no sangue, pode-se acumular nas artérias e causar problemas de saúde. 

O açaí contém compostos antioxidantes chamados antocianinas, que podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Além disso, o açaí é rico em gorduras saudáveis, o que ajuda a melhorar a saúde cardiovascular e reduzir o risco de doenças cardíacas.

Por isso, os atletas devem manter níveis saudáveis de colesterol para garantir uma boa saúde cardiovascular e prevenir problemas de saúde a longo prazo. Portanto, incluir o açaí na dieta é uma boa maneira de ajudar a reduzir o colesterol e promover a saúde geral do corpo. 

Melhora na performance

Esse benefício está diretamente ligado com o aumento da energia. Para ter uma melhora na performance é necessário ter muita energia, certo? Aí que o açaí entra como um aliado. 

Por ser um alimento rico em nutrientes, principalmente vitaminas, o açaí é capaz de proporcionar energia para o corpo e a ajuda a sintetizar os tecidos das células. Logo, ajudando no desempenho físico dos atletas. 

Fonte de ferro

Além de ser uma ótima fonte de vitaminas, o açaí é fonte de diversos minerais, entre eles o ferro. Para os atletas, o ferro é essencial na hora de fazer exercícios físicos intensos, já que o corpo precisa de mais oxigênio para produzir energia para os músculos. 

Caso não haja ferro suficiente para produzir hemoglobina, o corpo pode ter dificuldade em transportar oxigênio suficiente para os músculos, prejudicando, assim, o desempenho atlético e aumentando o risco de fadiga muscular. 

Auxilia no ganho muscular

O açaí também é rico em carboidratos. Ao consumi-lo, o corpo ajuda a manter a glicemia. Dessa maneira, a fruta contribui no ganho muscular dos atletas ao fortalecer o sangue com concentração de açúcar no organismo e aumentando o nível de glicogênio.

Como inserir o açaí do seu cardápio 

Vimos que o açaí oferece uma série de benefícios para os atletas. Porém fica a dúvida: como inseri-lo no seu cardápio? O açaí pode ser inserido para os atletas tanto antes ou depois do treino, a escolha vai depender do que a pessoa quer buscar.

Caso o atleta deseje manter ou perder peso, o mais indicado é consumir o açaí no pré-treino com o objetivo de aprimorar o desempenho da atividade física. Essa regra é aplicada para os exercícios aeróbicos, como corrida, ciclismo e luta, ou para os exercícios anaeróbicos, como a musculação. 

Entretanto, caso o atleta esteja procurando diminuir a gordura corporal e aumentar a massa magra, o ideal é consumir o açaí no pós-treino, auxiliando na reconstrução dos músculos. Uma dica é juntá-lo com o Whey Protein. 

Devemos lembrar que a quantidade de açaí varia de pessoa para pessoa, já que o metabolismo de cada pessoa é diferente! 

Lembre-se de consultar um nutricionista

Apesar do açaí ser uma fruta rica em nutrientes e oferecer diversos benefícios para a saúde, ele não deve ser visto como uma solução rápida para melhorar a performance atlética. Por isso, é importante consultar um nutricionista, que irá auxiliar os atletas e ajudar na busca de uma dieta equilibrada. 

O nutricionista irá guiar os atletas para alcançar seus objetivos de desempenho e saúde, através de um plano alimentar personalizado, oferecendo suporte para a nutrição pré e pós-treino. Além disso, um especialista da área pode fornecer informações precisas e baseadas em evidências sobre suplementos alimentares.

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