Skip to content
decorar sorveteria

Sorvete Vegano: como é feito e quais os benefícios

A demanda por alimentos veganos cresceu muito ao longo dos anos, já que cada vez mais pessoas aderem ao veganismo. As sobremesas não poderiam ficar de fora dessa, e por isso é possível se deliciar com um sorvete vegano. Continue a leitura para saber como ele é feito e quais as vantagens de consumi-lo! 

O que é um sorvete vegano

O sorvete vegano é, nada mais nada menos, do que a versão dessa sobremesa em que os ingredientes de origem animal são substituídos por fontes vegetais. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o sabor e a textura continuam incríveis, assim como o doce tradicional. 

Na verdade, essa alternativa traz diversos benefícios, uma vez que reúne frutas congeladas e diversos vegetais para sua produção. Dessa forma, é possível se deliciar com uma sobremesa que, além de saborosa, é muito saudável

Os princípios do veganismo

Diferente do vegetarianismo, que também prega a nutrição por produtos de origem vegetal, o veganismo não para por aí. Isso porque trata-se de um estilo de vida, em que não apenas a alimentação é voltada para o respeito aos animais, mas também todas as esferas possíveis. 

Dessa forma, veganos não consomem produtos testados em animais ou compostos por partes deles, como os casacos de pele ou de couro. Além disso, eles são contra práticas que se baseiam em maltratar animais, como rodeios. 

O grande princípio do veganismo é a igualdade, principalmente entre animais e seres humanos. A crença do movimento é que todos os seres possuem consciência e sensibilidade, logo é preciso afastar qualquer ato que explore os animais de alguma forma

Quais os benefícios do sorvete vegano?

Para além do apoio à causa animal, o sorvete vegano traz benefícios à nossa saúde. Confira! 

Não possui ingredientes de origem animal

Primeiramente, a grande vantagem do sorvete vegano é justamente a não utilização de produtos de origem animal. Isso porque, para substituí-los, são utilizadas fontes vegetais altamente benéficas para a saúde. Assim, você pode matar a sua vontade de tomar um doce gelado por meio de ingredientes nutritivos

Não possui lactose

Além disso, esse alimento é livre de lactose, uma vez que requer o uso do leite vegetal. Esse é um aspecto muito importante se considerarmos que cerca de 70% dos brasileiros possuem dificuldade de digerir o açúcar do leite, tendo que interromper a ingestão de produtos lácteos. Mas, felizmente, o sorvete vegano permite que pessoas intolerantes se deliciem com a sobremesa tranquilamente

Como é feito o sorvete vegano

De modo geral, o sorvete vegano é produzido com frutas e leites vegetais. Para receitas realizadas em casa, na maioria das vezes apenas a fruta já é suficiente. Isso ocorre pois basta congelá-las e batê-las em um processador até alcançar a consistência de um sorvete. 

Podem ser utilizadas, por exemplo: banana, manga, abacate, morango, dentre outras frutas. Ao final do sorvete ou até mesmo junto à fruta na hora de bater, são adicionadas castanhas, amêndoas, nozes, folhas de hortelã e quaisquer ingredientes para incrementar a receita, de acordo com a preferência de cada um. 

Em produções de larga escala ou mais profissionais, também são utilizados leites vegetais de arroz, castanha, amêndoas, aveia ou soja, além do emulsificante, essencial para fabricar sorvetes. 

A função do emulsificante é homogeneizar dois ingredientes que não se misturam sozinhos. Na fabricação do sorvete, ele une todos os ingredientes da calda, de forma a dar volume e textura ideais para a sobremesa. 

Esse produto também é comercializado na versão vegana, trazendo a maciez que o sorvete precisa. Além disso, algumas pessoas também utilizam a linhaça para adquirir a consistência da sobremesa, trazendo um aspecto ainda mais natural à receita.  

Por isso, é possível fazer sorvete vegano de diversas formas, basta usar sua criatividade! Se você gostou desse conteúdo, não deixe de acessar o blog da Snowfruit. Nosso site é recheado de dicas para te ajudar a fazer receitas ainda mais gostosas com sorvete! 

Posts Recomendados